quinta-feira, 24 de julho de 2008

Requerimento do Deputado Ricardo Gonçalves

Assunto: Não transmissão pela R.T.P. do Jogo Sivasspor (Turquia)-Sporting Clube de Braga para a taça intertoto

APRESENTADO POR: Deputado Ricardo Gonçalves

DIRIGIDO AO: Ministério dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social

Considerando que a Rádio Televisão de Portugal (RTP), que é a entidade de serviço público na área dos audiovisuais, tem responsabilidade em ter um tratamento equitativo com todos os portugueses e com as suas instituições

Considerando que no último fim-de-semana de 18 a 20 de Julho a RTP transmitiu jogos particulares que são considerados pelos especialistas da matéria como jogos-treino, em que participaram o Futebol Clube do Porto, o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa Benfica este último, jogou com Estoril-Praia, no tal jogo de preparação que foi transmitido pela RTP no horário nobre de Sábado à noite dia 19.

No entanto a RTP não transmitiu o jogo entre o Sivasspor da Turquia e o Sporting Clube de Braga às 17 horas de domingo a contar para a taça Intertoto que dá acesso à taça U.E.F.A. Caso se confirmem os bons resultados do Sporting de Braga passa a comparticipar mais uma equipa Portuguesa nas competições europeias.

Apesar da importância deste jogo a RTP preferiu transmitir jogos a brincar em que ao intervalo muda toda a equipa e se fazem experiências futebolísticas retirando, assim, toda e qulaquer importância televisiva, e deitando por terra o dito critério jornalístico.

Claro está que a região de Braga, algumas vezes também por culpa de todos nós, mas no essencial porque a RTP não tem uma presença na região nem articula convenientemente o seu serviço para cobrir o Norte Litoral, tal como este merece como região com grande densidade populacional, e com interesse noticioso em diversas áreas.

Assim, ao ignorar o Jogo do Sporting de Braga na Turquia, não promovendo quem está disposto a lutar para subir no ranking Nacional e Europeu, privilegiando somente os que estão instalados, não ajudando assim a que os clubes possam subir pelo investimento e qualidade do espectáculo que proporcionam. È importante contribuir para que Portugal tenha mais equipas com nome na Europa, o que é bom para o futebol Português e para a divulgação de Portugal e das suas regiões.

Assim, ao abrigo dos preceitos regimentais e constitucionais aplicáveis, solicito ao Ministério dos Assuntos Parlamentares com tutela sobre a comunicação social e ao Director da RTP, as seguintes informações:

– Quais os critérios que levaram a RTP a transmitir jogos-treino de alguns clubes e não transmitir um jogo oficial do Sporting de Braga?

Quanto pagou a RTP pela transmissão do jogo-treino Estoril Praia-Benfica? Ou pelo contrário os clubes intervenientes pagaram à RTP? Não existindo pagamento directo de nenhuma das partes, quem usufruiu do dinheiro da publicidade que a RTP ampliou durante a transmissão?

Quais os critérios jornalísticos que leva a que a RTP transmita o interessante programa “liga dos últimos” e os jogos treinos dos chamados três grandes do futebol português, deixando de fora os chamados clubes médios-que querem ser grandes e lutam para tal? Será que só os mais pequenos de todos e os ditos maiores de todos é que tem prioridade? Não será que só divulgando os últimos e os primeiros enfraquecemos os médios ou médios altos que são fundamentais em todas as estruturas organizadas?

Ricardo Manuel Ferreira Gonçalves
Deputado à Assembleia da República eleito pelo PS pelo circulo Eleitoral de Braga